O consumo consciente pode estar inserido em todos os momentos da vida, a exemplo da chegada do bebê. Essa é a fase em que as mães costumam organizar enxovais e se deparam com uma grande variedade de roupas e acessórios, porém, muitas vezes, na ansiedade e no desejo de dar o melhor para seus filhos, acabam comprando produtos que raramente serão utilizados.
Ao pensar nisso, o pediatra e presidente do Hospital Infantil Sabará (HIS), situado em São Paulo, José Luiz Setúbal, deu algumas orientações ao portal da instituição, mas não do que comprar, e sim do que realmente não é necessário. Afinal, cada família tem suas peculiaridades e em cada região geográfica pode haver necessidades diferentes.
Roupas de botões são mais fáceis de colocar e tirar por isso são mais indicadas/Foto: Xanda |
Roupinhas
Lembre-se que o bebê cresce rápido, portanto, nada de comprar muitas roupas pequenas para recém-nascidos. Compre roupas que sejam fáceis de colocar e tirar (a cabeça do recém-nascido é proporcionalmente muito grande, dê preferências àquelas que têm botão no ombro e permitem a cabeça entrar e sair sem dificuldades). Veja a estação em que o pequeno vai nascer, mas tenha um pouco de peças para a variação da temperatura.
Academia Americana de Pediatria contraindica o uso de protetores de berço/Foto: Atacadão do Bebê |
Cama e Banho
Procure lençóis fáceis de lavar e secar, pois pode ser que use bastante. Cuidados com protetores de berço e travesseiros. A Academia Americana de Pediatria contraindica o uso de ambos, mas faz parte de nossa cultura. Portanto, escolha algo não muito fofo, para que a criança não consiga se afundar.
Nada mais inútil que um termômetro de banheira, já que é muito mais fácil você sentir a temperatura da água com a mão. O banho da criança deve ser com água morna. Mosquiteiros (telas que se colocam sobre a cama), cobertores, e outros utensílios do gênero vão depender de onde você mora.
O pediatra considera aquecedores de mamadeiras inutilidade/Foto: Lau Sew |
Higiene
Outra inutilidade é um aquecedor e um esterilizador de mamadeiras. Você pode aquecer o leite no micro-ondas, numa panela, etc. Deve lavar bem a mamadeira e não precisa “esterilizá-la”. Estes utensílios só servem para entulhar sua cozinha.
Para uso de pomadas, hidratantes e outras coisas desse tipo, converse com o pediatra, é provável que ele não oriente este tipo de conduta, mas também faz parte de nossa cultura.
Bomba para tirar leite só vale a pena comprar se houver necessidade. Para uso esporádico, as manuais funcionam perfeitamente.
Fonte: EcoDensenvolvimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa aqui seu comentário!