ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Brasil é líder na produção de lixo eletrônico

28/03/10
Estudo conduzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente aponta que o Brasil tem a maior produção per capita de lixo eletrônico vindo de computadores entre 11 países emergentes e em desenvolvimento.

Segundo reportagem da Folha (para assinantes), o país produziu em 2005 96,8 mil toneladas de lixo oriundo de PCs, 17,2 mil toneladas de restos de impressoras, 2.200 toneladas por ano de descartes de celulares, 137 mil toneladas por ano de lixo vindo de TVs e 115,1 mil toneladas por ano de restos de refrigeradores.

O estudo criticou ainda a legislação brasileira e apontou a falta de uma lei abrangente de gestão de resíduo.

O lixo eletrônico geralmente libera tóxicos quando incinerado, aparelhos antigos, contêm produtos químicos prejudiciais e metais pesados como mercúrio e cádmio. Alguns deles, porém, contêm ouro e platina com algum valor, e até mesmo os elementos índio, utilizado em televisores de tela plana, e rutênio, presente em resistores. O preço do índio, que era de US$ 70 em 2002, hoje é US$ 725.

O desperdício elétrico e eletrônico está entre os tipos de lixo que mais crescem no mundo e deve alcançar 40 milhões de toneladas por ano. A ONU coordena o projeto chamado de "Resolvendo o problema do despedício eletrônico" (StEP), cujo objeivo é de traçar planos para a criação de legislações nacionais específicas sobre o assunto. Isso encorajaria companhias a fazer produtos que durassem mais, com componentes que possam ser atualizados ao invés de descartados.

Fonte: Folha de São Paulo/Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura