RECEBA AS NOVIDADES

ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


José Eli da Veiga: Por que a sustentabilidade é turquesa?

Domingo,15 de abril de 2012


 
Nesta palestra do TEDx BaiaDaIlhaGrande, o agrônomo, economista e professor da USP José Eli da Veiga fala sobre a origem do conceito de sustentabilidade e da necessidade de frear o consumo mundial, principalmente nos países ricos. “A sustentabilidade é uma questão global”, diz.

De acordo com Veiga, a ideia do crescimento econômico é obsessiva e representa um problema sério para a população mundial. “O que usamos em um ano leva um ano e meio para ser recuperado. Estamos emitindo cheque sem fundo”, afirmou o pesquisador, que também defende uma prosperidade sem crescimento nos países ricos, que abriria espaço para que nações menos favorecidas cresçam.

Por fim, o economista defende a ideia de que o novo valor da sustentabilidade não é verde, como costuma se difundir, mas sim turquesa – cor formada pela mistura do verde com o azul. Isso porque hoje a preservação do planeta depende tanto da preservação das florestas quanto dos oceanos. Outra cor que, segundo ele, está de fora dessa discussão é o branco da igualdade.

Assista abaixo à palestra na íntegra:


Fonte: EcoDesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura