ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Greenpeace divulga ranking "verde" de empresas de eletrônicos

No dia do Meio Ambiente, saiba de que forma empresas se preocupam com a  preservação ambiental e como isso se reflete em seus produtos

A ONG Greenpeace divulgou na quarta-feira, 26 de maio, a 15ª edição do Guia de Eletrônicos Verdes, lista trimestral que classifica as marcas do setor engajadas no conceito da responsabilidade socioambiental. Elaborado desde 2006, o ranking considera fatores como consumo de energia, uso de materiais tóxicos, programas de reciclagem, emissões de gases-estufa, entre outros.

Um dos principais objetivos da lista é orientar o consumidor do segmento e, ao mesmo tempo, pressionar as 18 maiores empresas do setor. Em uma escala de 0 a 10, a Nokia atingiu 7,5 e se manteve na liderança entre as mais sustentáveis. A companhia avançou no compromisso de retirar substâncias tóxicas dos celulares, como os compostos de bromo.

A Sony Ericsson, segunda no ranking, somou 6,9 pontos, depois de ter obtido o melhor desempenho nos critérios de produtos químicos e energia. Em terceiro vem a Phillips (5,1), que se comprometeu a eliminar o plástico PVC dos retardadores de novos aparelhos até o final deste ano.

Já na parte debaixo da tabela aparecem a japonesa Nintendo (1,8), que segue sem conseguir frear as emissões de gases de efeito estufa dos aparelhos produzidos, e a Lenovo (1,9), considerada ineficiente em nível energético e sem perspectiva de redução de substâncias tóxicas.

Antepenúltima colocada, a Microsoft (3,3) perde pontos no quesito "gestão de resíduos químicos" e também por deixar de informar aos fornecedores que está comprometida com a eliminação do PVC.

“As gigantes de eletrônicos não podem se auto-proclamar verdes enquanto não cumprirem o acordo de eliminar substâncias tóxicas de seus produtos, perigosas ao meio ambiente e à saúde pública”, alertou a coordenadora da Campanha de Tóxicos do Greenpeace Internacional, Iza Kruszewska. “As empresas que ainda estiverem usando PVC e BFR, precisam avaliar os exemplos da Apple e HP, além das marcas indianas HCL e Wipro, que já começaram a eliminar os tóxicos de seus produtos”, complementou.

Veja a classificação das 18 empresas avaliadas pelo ranking:

1º Nokia; 
2º Sony Ericsson;
3º Phillips;
4º Motorola;
5º Apple;
6º Panasonic;
7º Sony;
8º HP;
9º Sharp;
10º Dell;
11º Acer;
12º LG Electronics;
13º Samsung;
14º Toshiba;
15º Fujitsu;
16º Microsoft;
17º Lenovo;
18º Nintendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

As matérias mais lidas da semana...

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura