ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


2014 - Saneamento na Rede - Chance de um gol de placa na universalização dos serviços de água e esgoto

Sábado, 19 de novembro de 2011
PROCEL SANEAR vai mostrar os caminhos para a eficiência energética em sistemas de saneamento

Seminário discute mecanismos para melhorar o consumo de energia do setor

A energia elétrica é o segundo maior custo das companhias de saneamento, perdendo apenas para os gastos com recursos humanos. Em algumas companhias já é o primeiro fator de custos. Segundo estimativas do PROCEL/SANEAR, Programa de Eficiência Energética da Eletrobrás para o saneamento, os gastos do setor com energia representam cerca de 3% do consumo total do país.

Esse volume representa um gasto anual dos prestadores de serviços de saneamento com energia elétrica em torno de R$ 2,5 bilhões. Considerando a margem possível de economia de cerca de 25%, o custo anual da ineficiência energética no setor representa um gasto adicional de cerca de R$ 600 milhões, que poderiam ser revertidos para a melhoria dos próprios sistemas.

Os caminhos para modificar este quadro vão ser discutidos durante a palestra do Chefe do Departamento de Projetos de Eficiência Energética do Procel/Eletrobrás, Fernando Dias Pinto Perrone, no Seminário “2014 Saneamento na Rede - A chance de um gol de placa na universalização dos serviços de água e esgoto” acontece nos dias 06 e 07 de dezembro, no Centro Empresarial Rio. O evento tem por objeto colocar em debate os desafios, necessidades e soluções, através da discussão dos projetos e potencialidades de cada cidade e estado eleitos pela FIFA para sediar a Copa, e as Olimpíadas, com a análise conjuntural da estrutura e gestão do saneamento no Brasil, perspectivas de recursos e formas de otimizar e agilizar os investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Saneamento), modelos e experiências das empresas municipais, estaduais e privadas que atuam no setor em cada uma dessas cidades.

Atualmente, segundo dados do Sistema de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, o Brasil possui 27 prestadores de serviços regionais de saneamento (as chamadas companhias estaduais, prestadores que atendem a considerável número de municípios no mesmo estado, limítrofes ou não, uns dos outros); seis microrregionais (prestadores que atendem a dois ou mais municípios limítrofes uns dos outros no mesmo estado); e 1.031 prestadores locais (prestadores que atendem a um único município).

PROCEL/SANEAR
O PROCEL SANEAR – Programa de Eficiência Energética em Saneamento Ambiental atua de forma conjunta com o Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água - PNCDA e o Programa de Modernização do Setor de Saneamento - PMSS, ambos coordenados pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental – SNSA, vinculada ao Ministério das Cidades.

O PROCEL vem atuando no setor de saneamento desde 1996, porém seu foco estava restrito ao uso eficiente de energia elétrica nos conjuntos moto-bombas dos sistemas de saneamento. Com a criação do PROCEL SANEAR, este enfoque foi ampliado e, atualmente, abrange também ações quanto à conservação da água, visando a integrar os dois temas e o desenvolvimento e a operacionalização de projetos e políticas governamentais articuladas.

O PROCEL SANEAR tem como principais objetivos:
• Promover ações que visem ao uso eficiente de energia elétrica e água em sistemas de saneamento ambiental, incluindo os consumidores finais;
• Incentivar o uso eficiente dos recursos hídricos, como estratégia de prevenção à escassez de água destinada à geração hidroelétrica;
• Contribuir para a universalização dos serviços de saneamento ambiental, com menores custos para a sociedade.

Entre os palestrantes já confirmaram presença no Seminário estão:

Fernando Dias Pinto Perrone - Chefe do Departamento de Projetos de Eficiência Energética do Procel/Eletrobras
Newton Lima Azevedo – Vice Presidente da ABDIB (Ass. Bras. da Infra-Estrutura e Indústrias de Base)
Valdir Folgosi – Presidente do SINDESAM (Sind. Nac. das Indústrias de Equip.para Saneamento Bás. e Ambiental)-ABIMAQ (Ass. Bras. da Ind. de Máquinas e Equipamentos)
Gustavo Siqueira - Diretor Setorial da ASFAMAS (Ass. Bras. dos Fabricantes de Materiais para Saneamento)
Silvio José Marques – Presidente Nacional da ASSEMAE (Ass. Nac. dos Serviços Municipais de Saneamento)
Paulo Roberto de Oliveira – Presidente da ABCON (Ass.Bras. das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto)
Engº Jairo Tardelli Filho - Gerente do Departamento de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana da SABESP
Rogério de Paula Tavares - Superintendente Nacional de Saneamento e Infraestrutura da Caixa
Guilherme da Rocha Albuquerque - Engenheiro do Departamento de Saneamento Ambiental do BNDES

Para se inscrever no Seminário “2014 Saneamento na Rede - A chance de um gol de placa na universalização dos serviços de água e esgoto”, basta solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail cristiana.iop@planejabrasil.com.br ou ligar para o Atendimento ao Participante nos telefones (21) 2262-9401/ 2244-6211.

As vagas são limitadas.

Serviço:
Data: 06 e 07 de dezembro de 2011
Local: Centro Empresarial Rio - Praia de Botafogo, 228, Rio de Janeiro – RJ

Mais informações: Planeja & Informa Comunicação e Marketing
Assessoria de Imprensa – (21) 2215-2245 / (21) 2262-9401 / http://www.planejabrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura