ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Pacote ambiental acerta em apostar na redução da subjetividade

O governo federal publicou no Diário Oficial da União, no dia 28 de outubro, um conjunto de oito portarias com o objetivo de modernizar o processo de licenciamento ambiental no âmbito federal para empreendimentos de infraestrutura. As oito portarias disciplinam procedimentos e prazos intrínsecos à análise e à emissão de licenças ambientais para novas obras e para infraestrutura já existente.

De forma geral, na análise da Abdib, as medidas miram a redução da subjetividade na elaboração e análise de estudos e relatórios ambientais, a padronização de procedimentos e atos, a redução dos prazos e a otimização dos processos, todos estes princípios muito importantes para conferir mais eficiência e eficácia ao trâmite do licenciamento ambiental para projetos de infraestrutura no Brasil. Consequentemente, a perspectiva é de diminuição de conflitos e atrasos.

"É interessante notar que as novas regras aumentam o rigor e o detalhamento de informações exigidas e necessárias para o funcionamento adequado do licenciamento ambiental para projetos de infraestrutura", avalia Paulo Godoy, presidente da Abdib.

Mesmo que mais rigoroso, a Abdib prevê avanços e melhorias significativos no trâmite do licenciamento ambiental na medida em que as portarias esclarecem e padronizam centenas de requisitos ordinários necessários para a gestão do licenciamento ambiental federal.

Além desse aspecto, as novas portarias também disciplinam detalhadamente a relação e as responsabilidades de todas as instituições envolvidas no licenciamento ambiental federal, o que deve resultar, no médio prazo, na diminuição da imprevisibilidade com relação a prazos e custos inerentes ao licenciamento.

Fonte: Abdid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura