ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Golden Tecnologia conquista patente de solução sustentável para o segmento têxtil

Quinta, 22 de março de 2012
Com o Dye Clean é possível reduzir entre 20% e 30% o custo total do processo de tingimento de tecidos, além de diminuir a contaminação de efluentes.

A empresa brasileira Golden Tecnologia, especializada na área têxtil, acaba de receber a patente que oficializa a posse dos direitos de comercialização da tecnologia Dye Clean - solução sustentável utilizada para tingimento de tecidos com fibras celulósicas (algodão, viscose). O processo pode reduzir em até 80% o consumo de água, em 50% o de produtos químicos e auxiliares, e em 80% o de sal (para cada mil litros de água é preciso adicionar entre 30 e 80 quilos de sal nos processos de tingimento).

Atualmente, o Dye Clean possui registro de patente em quatro países: Brasil, Portugal, Itália e Bangladesh. Além disso, a empresa tem depósitos de patente para outros 22 países, que juntos representam 90% da produção têxtil mundial. “Temos como objetivo levar soluções técnicas aos clientes, priorizando tecnologias inovadoras e sustentáveis para o mercado. E a união destes valores é indispensável para estar à frente das exigências da legislação suprindo as deficiências técnicas do setor têxtil”, explica Alessandro De Marchi, diretor comercial da Golden.

O Dye Clean é fruto de um estudo científico do pesquisador espanhol da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), Josep Valldeperas Morell e de outros dois pesquisadores da mesma universidade, que com o apoio e investimento da Golden, conseguiram adequar e aprimorar o estudo à realidade industrial.

Entendendo o Dye Clean
O processo de tintura consiste em submeter os tecidos com fibras celulósicas a um banho aquoso contendo produtos químicos e corantes, que, conforme o controle entre as variáveis: tempo, velocidade de aquecimento e dosagem de álcalis reagirá sobre as fibras tingindo-as. No modo tradicional de tingimento, o setor industrial acaba arcando com um alto consumo de energia, água, produtos químicos e sal, além de poluir efluentes quando a água é descartada de maneira incorreta.

Com o Dye Clean, após o tingimento, a água utilizada é colocada em um tanque para reutilização em um novo processo sem a necessidade de nenhum tratamento intermediário. Desta forma, será possível variar as cores e misturar os banhos que sobram destas tinturas. Portanto, além da economia gerada, principalmente com a água que pode ser reaproveitada, outro fator fundamental e de diferenciação é a dessalinização da água descartada de forma correta no meio ambiente.

Outra vantagem da tecnologia Dye Clean é que os investimentos em adaptação de maquinário são baixos. Utilizando o processo de tingimento sugerido (com seus respectivos corantes e auxiliares selecionados) é possível incorporá-lo ao fluxo da própria empresa, desta forma, esses investimentos são inferiores a 5% do valor de uma máquina de tintura.

“Temos dados de que 80% da água utilizada em um tingimento puderam ser reutilizadas com Dye Clean. Alguns de nossos clientes relataram reutilizar o banho por meses, e outros por mais de 200 vezes com a mesma solução. Em comparação ao processo convencional, 100% desta água seria descartada podendo poluir os leitos dos rios”, explica De Marchi. A Golden espera que até 2016, o Dye Clean represente 30% do faturamento da empresa.

De olho no mercado internacional
A produção mundial da indústria têxtil gira em torno de 70 milhões de toneladas/ano, e continua crescendo. A Golden, com o propósito de acompanhar o crescimento do mercado, tem como meta se tornar uma empresa global até 2015. E para isso, a empresa tem aumentado sua participação internacional. Atualmente, além da fábrica em Potim-SP, a empresa conta com mais duas fábricas terceirizadas na Espanha e Honduras. E exporta para a Colômbia, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, Peru, Portugal, Tunísia totalizando 10 países com atuação direta, somando o Brasil.

Filosofia Golden
Há 25 anos atuando na indústria têxtil, a filosofia da nacional Golden Tecnologia sempre foi muito além à comercialização de seus produtos. A busca por melhorias e inovações em serviços e processos oferecidos aos clientes sempre se justificou por meio dos investimentos em capacitação técnica dos profissionais bem como em pesquisas e soluções para o segmento têxtil.

Sobre a Golden Tecnologia
A Golden Tecnologia desenvolve e comercializa soluções para a indústria têxtil. Com capital 100% nacional, possui um dos mais equipados laboratórios do setor têxtil da América Latina. A empresa é responsável pelo desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos químicos auxiliares para a indústria têxtil e pela comercialização de corantes. Com a maior parte de seu investimento voltado às áreas de pesquisas, equipamentos e pessoas, destaca-se por buscar e desenvolver soluções inovadoras para o setor. Em Guarulhos ficam centralizadas as áreas administrativas, de vendas, o corpo técnico e o Centro de Tecnologia da empresa. Na planta de Potim (Vale do Paraíba do Sul), estão alocadas a produção e a distribuição, com uma capacidade instalada na ordem de 10 mil toneladas/ano e produção efetiva de 6 mil ton/ano.

Saiba mais sobre a Golden Tecnologia em www.goldentecnologia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura