Quinta, 14 de abril de 2011
Paulo das Carrancas sustenta família com sua arte regional. Imagem de madeira é símbolo da região do Vale do São Francisco
Paulo das Carrancas sustenta família com sua arte regional. Imagem de madeira é símbolo da região do Vale do São Francisco
Imagem é símbolo do Vale do São Francisco (Foto: Reprodução/TV Norte) |
Paulo das Carrancas, como seu apelido mostra, é especialista em esculpir carrancas, o maior símbolo da região do Vale do São Francisco e visto como amuleto para os pescadores.
A madeira em suas mãos vira arte, que é apreciada em todo o Brasil e até no exterior, sem contar seu trabalho com móveis, cuja aparência rústica faz muito sucesso.
O artesão, que vive em Juazeiro, no norte baiano, conta que começou a fazer carrancas por necessidade, pois um acidente o impediu de trabalhar. “Eu passava aqui no bairro e via um pessoal cearense fazendo as carrancas, então fui me aproximando, eles me deram oportunidades e eu aprendi a arte”, conta, lembrando de quando tudo começou há 35 anos.
Desde então, Paulo sustenta a sua família com seu talento que, segundo ele, foi passado para toda a família. “Depois que aprendi o ofício, passei o conhecimento para meus filhos, irmãos e primos”, revela. Apesar do sucesso, ele confessa que se preocupa com o futuro. “Eu não sei fazer outra coisa que não seja isto. Estou com 49 anos, e não sei como vou fazer mais tarde”, diz.
Com relação à sua arte e escolha, que fez 35 anos, ele se mostra grato e orgulhoso. “Eu tenho orgulho. É uma arte que, como sempre digo, foi tudo na vida para mim”, conclui.
Fonte: G1 BA, com informações da TV São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa aqui seu comentário!