Quarta, 26 de abril de 2011
Ecologicamente correta, a rede Container Ecology Store faturou R$ 12 milhões em 2010
Ecologicamente correta, a rede Container Ecology Store faturou R$ 12 milhões em 2010
Por Fernando Cymbaluk
Nesta loja de roupas para jovens, montada em um velho contêiner restaurado, as araras são feitas com corrimãos de ônibus e os pufes são de latões reciclados. Além de reutilizar objetos descartados e cuidar do ambiente, a Container Ecology Store – criada pelo empresário André Krai em 2008 – tem rendido dinheiro. A rede de franquias faturou R$ 12 milhões em 2010, um crescimento de mais de 100% em relação ao ano anterior.
As unidades da Container Ecology Store são montadas dentro de contêineres adquiridos pela franqueadora em portos brasileiros. As grandes caixas de metal são restauradas e ganham pintura com tinta que protege do calor. A decoração também utiliza material reciclado – as almofadas são feitas de vestidos que não deram certo e toda a madeira utilizada é certificada, proveniente de manejo florestal sustentável. “Se utilizássemos energia solar, aí poderia dizer que somos 100% sustentáveis”, afirma Krai.
A rede tem atualmente 40 lojas espalhadas pelo país. A previsão é inaugurar mais 40 até o final de 2011, alcançando um faturamento total de R$ 20 milhões. O plano de expansão inclui todo o país, e a rede chegará em breve às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O próximo passo para alavancar o crescimento é abrir a primeira loja da rede fora do Brasil – projeto que já está em estudo.
As lojas vendem itens de mais de 500 marcas de moda jovem, além de uma linha própria, produzida no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No ano passado, a Container tornou-se a franqueadora máster da Coca-Cola Clothing, a linha de roupas que leva a marca do refrigerante. Assim, a empresa passou a oferecer para seus clientes uma opção de franquia monomarca, também dentro de um contêiner, com as cores da Coca-cola.
A unidade franqueada da Container Ecology Store exige investimento que varia de R$ 79 mil a R$ 250 mil, dependendo do tamanho da loja e do número de contêineres utilizados. Segundo Krai, há 500 deles já comprados, armazenados em diferentes cidades do Brasil, prontos para virarem lojas. “Isso diminui o frete e os custos para o franqueado abrir uma unidade”, diz. Segundo o empresário, outra vantagem que a Container apresenta é a redução dos valores despendidos com o local em que é instalada. “Procuramos terrenos com aluguel barato para colocarmos o contêiner.”
A ideia do empreendimento surgiu quando Krai, que fabricava peças de tricô no Rio Grande do Sul, procurava uma maneira barata de escoar sua produção. Em uma viagem a Cingapura, o empresário conheceu uma loja que utilizava uma caixa de metal. Com esse conceito em mente, Krai investiu R$ 3 milhões para desenvolver o projeto de reutilização de contêineres, que depois patenteou.
A modernidade da proposta ecologicamente correta parece atrair mais os jovens. Eles são os que mais procuram Krai interessados na franquia. Sobre o sucesso do negócio, ele é objetivo: “Não é só acreditar na sustentabilidade. Tem que apostar no projeto e ver que ele vai dar certo”.
Fonte: PEGN
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