ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Revista lança ranking dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo


A região dos fiordes, na Noruega, foi classificada como o melhor destino turístico
sustentável do mundo/Foto: michael 7601

O Centro de Destinos Turísticos Sustentáveis da National Geographic acaba de divulgar o sexto relatório anual de gestão de destinos. Dos 133 lugares avaliados, a lista elegeu os fiordes noruegueses como o melhor destino turístico do mundo e a região espanhola da Costa del Sol como o pior. O Pantanal foi incluído na 10° colocação e a orla carioca ficou com o 28° lugar.

A pesquisa revisitou alguns locais presentes na sua primeira edição, publicada em 2003, e incluiu novos destinos. Os lugares foram avaliados de acordo com dois tipos de critérios: aqueles em que governos, sociedade e mercado poderiam interferir (como níveis de poluição, qualidade e autenticidade cultural e gestão do turismo), e os que não dependiam das vontades e ações das pessoas (como desastres naturais e crise econômica mundial).

Especialistas de diversas áreas foram convidados a participar da avaliação. Ao todo, 437 jurados pontuaram os destinos e uma média dos pontos definiu a posição de cada localidade. Com 85 pontos, fiordes noruegueses foram eleitos o destino turístico mais sustentável do mundo. A região repetiu o feito da primeira edição do prêmio, que também o consagrou campeão. "Tão bom quanto poderia ser", opinou um dos participantes sobre a região montanhosa da Noruega. O belo cenário e o estilo de vida rural são rigorosamente protegidos e a população é beneficiada com as ações locais.


Apelidada de "Costa del Concreto", a região espanhola apresenta problemas
ambientais e de manejo do turismo/Foto: Stefan Radu
Uma das razões do baixo impacto ambiental na região é o alto custo para quem deseja visitar o local. Para os organizadores, isso limita a quantidade de visitantes e ajuda a preservar o ambiente. “Os cruzeiros e navios de expedição são altamente responsável, atuando também como ferries para a população local. Além disso, os operadores locais e hoteleiros são muito dedicados à cultura tradicional e à educação dos turistas", afirmou um dos avaliadores.

Já a última colocada foi a Costa del Sol, região turística do sul de Espanha apelidada pelos organizadores do concurso de "Costa del Concreto". Com 31 pontos, o local também repetiu a colocação da primeira edição da lista.

Considerada pelos avaliadores como "um exemplo clássico do turismo de massa enfurecido", a região apresenta um alto índice de crescimento de hotéis, praias abarrotadas, escassez de água, poluição e indiferença para com a cultura local. Para os organizadores, a promoção de práticas de turismo sustentável será um verdadeiro desafio para o futuro da região.


A riqueza do ecossistema pantaneiro rendeu a
10° posição para a região/ Foto: Andras Jancsik

Entre as regiões avaliadas, duas foram de terras canarinhas. O Pantanal mato-grossense e a orla do Rio de Janeiro foram avaliados e classificados com a 73 e 54 pontos, consecutivamente. A “excelente qualidade ecológica” pantaneira garantiu o 10° lugar para a região. Apesar dos elogios, pontos como a pecuária, além de outras preocupações ambientais, ficaram como alerta para a região.

Já a orla mais famosa do país teve que se contentar com o 28° lugar. O destino turístico ganhou pontos pela beleza da suas praias, pela opulência da cadeia de montanhas que rodeia a cidade e pela vibração e animação da população. Apesar disso, questões como violência e pobreza foram citadas e reforçaram a necessidade de resolver os problemas sociais da região.

Fonte: Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura