ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Mulheres são as principais vítimas das mudanças climáticas


As mulheres são maioria entre 1,5 bilhão de pessoas que vivem com
US$ 1 ou menos por dia/Foto: Reprodução/Unfpa

As mulheres dos países mais vulneráveis socialmente estão entre as maiores vítimas dos desastres provocados pelo aquecimento global, embora elas não sejam responsáveis pela maioria das ações que poluem o planeta. A constatação está no Relatório Sobre a Situação da População Mundial 2009 - Enfrentando um Mundo em Transição: mulheres, população e clima, divulgado na quarta-feira, 18 de novembro, pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).

O documento chama a atenção para as áreas litorâneas do planeta, que são especialmente atingidas por enchentes devido às mudanças climáticas. Divulgado ao mesmo tempo em 120 cidades do mundo, o trabalho aponta que as mulheres de poucos recursos financeiros são vulneráveis, principalmente, em razão da condição de desigualdade em comparação com os homens. Elas são maioria entre 1,5 bilhão de pessoas que vivem com US$ 1 ou menos por dia.

Alternativas
Os pesquisadores afirmam que é preciso investir na emancipação dessas mulheres, com acesso amplo a educação e saúde, porque assim elas aprenderão a exercer o controle familiar, o que as levará a comandar famílias menores, mais saudáveis e mais prósperas.

A mulher também é estimulada a cumprir com um papel multiplicador, capaz de levar adiante a ideia de que é preciso diminuir a poluição do planeta para combater o superaquecimento da Terra. Para a diretora-executiva do Unfpa, Thoraya Ahmed Obaid, é preciso transformar as 3,4 bilhões de mulheres do mundo em agentes da mudança, em vez de relegá-las à condição de vítimas

O Relatório Sobre a Situação da População Mundial 2009 na íntegra (em PDF)

Fonte: Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura