ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Bahia tem capacidade para produzir 14.500 MW de energia eólica

O Estado representa 10,1% do potencial nacional e 19,3% do Nordeste

É importante acelerar os investimentos em fontes renováveis para não ficar refém dos humores das chuvas e do preço do petróleo e seus derivados. Nos Estados Unidos o consumo de energia eólica fica acima de 17,9%, enquanto a Europa chega a 71,5% contra apenas 0,5% da América Central e do Sul.

Silvano Ragno, Superintendente de Energia da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, observa que este tipo de energia na Região Nordeste apresenta uma grande complementaridade em relação à energia hidrúlica, o que pode contribuir para aumentar a segurança no abastecimento da energia elétrica.

Os custos de geração teem sido reduzidos com a utilização de equipamentos de ponta, com alta tecnologia, além da energia renovável se constituir em uma alternativa energética com alto apelo de sustentabilidade ambiental. De tecnologia madura - explica Ragno - a energia eólica no Brasil é uma questão de escala, necessitando para uma maior redução dos seus custos de implantação que sinalize uma continuidade dos projetos e ampliação do volume de inserção.

Salienta o crescimento da Bahia neste segmento, destacando a performance no 1º leilão de energia eólica do Brasil, quando arrematou 18 das 71 licenças negociadas para a construção e operação, que proporcionarão uma geração de 390 MW de energia. Entre os municípios baianos com potencial para produzir energia eólica, destacam-se Tucano, Juazeiro, Campo Formoso, Jacobina, Igaporã, Caetité, Brotas de Macaúbas, Sobradinho, Morro do Chapéu, Ourolândia, Cafarnaum, Vitória da Conquista, Mucugê, Ibicoara, Conde, Casa Nova, Pindaí, Guanambi e Riacho de Santana.

A empresa Renova Energia com 270 MW, conseguiu participação efetiva como a maior vendedora, tendo preço médio de R$ 148/MW em 14 empreendimentos contratados para 20 anos, valor 21,5% inferior ao teto estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia. Explica o diretor Ney Maron que, além desses projetos habilitados, tem licenciado para futuros leilões mais 9 parques eólicos no município de Riacho de Santana. Com capacidade instalada de 246 MW, é composto de 164 aerogeradores de 1,5 MW, já licenciados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente da Bahia. A Renova Energia também trabalha com Pequenas Centrais Hidrelétricas, das quais 3 operam no Complexo Hidrelétrico Serra da Prata (BA), produzindo 41,8 MW.

Fonte: Bahia Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

As matérias mais lidas da semana...

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura