Esta pesquisa avaliou a percepção dos brasileiros em relação ao meio ambiente e às principais formas de se contribuir com um país mais sustentável. O estudo foi realizado pela empresa de pesquisas Synovateentre, entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro de 2010, por encomenda do Ministério do Meio Ambiente e da rede de supermercados Walmart. Foram entrevistados 1.100 homens e mulheres entre 16 e 70 anos, de todas as classes, em 11 capitais das cinco regiões brasileiras.
A população brasileira não acredita que os problemas ambientais podem ser solucionados com pequenas mudanças de comportamento. Para 59% da sociedade, só grandes mudanças nos hábitos de consumo, transporte e alimentação podem realmente ajudar a manter um ambiente saudável no futuro.
O desejo de 74% dos cidadãos é encontrar nas prateleiras dos mercados produtos ambientalmente responsáveis, porém 90% não está disposto a pagar mais por isso.
Com relação à coleta de lixo, mais de 40% da amostra afirma que existe coleta seletiva no bairro, sendo a grande parte do trabalho feita pelos catadores de lixo, seguido pelas prefeituras e por ONGs. No entanto, o relatório mostrou que há muito a fazer com relação à destinação correta de resíduos.
• 70% dos entrevistados jogam pilhas e baterias no lixo doméstico;
• 66% descartam remédios no lixo doméstico;
• 33% jogam tintas e solventes no lixo doméstico;
• 39% descartam óleo usado na pia da cozinha;
• 17% possuem lixo eletrônico guardado em casa.
Esses dados são da pesquisa Sustentabilidade: Aqui e Agora, divulgada em 25 de novembro, que avaliou a percepção dos brasileiros em relação ao meio ambiente e às principais formas de se contribuir com um país mais sustentável.
Para baixar esta pesquisa clique aqui.
Fonte: EcoDesenvolvimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa aqui seu comentário!