Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, primeira UC do Brasil/Foto: Paula FJ |
Um guia cujo objetivo é ajudar os gestores ambientais e municipais a compreender a importância das unidades de conservação (UCs), a fim de implantá-las. Assim é o Roteiro para Criação de Unidades de Conservação Municipais, publicação de 66 páginas elaborada pelos técnicos especializados do Departamento de Áreas Protegidas (DAP) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Carlos de Oliveira e José Henrique Barbosa.
O material, com tiragem de 2 mil exemplares, está sendo encaminhado a prefeituras e organizações não governamentais (ONGs) de todo o país. O conteúdo explica, de forma simplificada, como criar uma unidade de conservação e busca ainda conscientizar os gestores municipais de que as UCs podem evitar ou diminuir acidentes naturais ocasionados por enchentes e desabamentos, além de proporcionar a geração de emprego e renda e a manutenção da qualidade do ar, do solo e dos recursos hídricos.
“A intenção é auxiliar os municípios a dar um importante passo para garantir a proteção de recursos hídricos, paisagísticos e da biodiversidades para as gerações futuras. É um documento que auxilia o desenvolvimento e o ordenamento local”, explicou Barbosa à Agência Brasil.
“Estamos no Ano Internacional das Florestas, e o material foi lançado em uma boa hora. É importante construir uma massa crítica da importância das unidades de conservação e acreditamos em um grande número de visitações no material on-line", acrescentou o técnico do MMA.
De acordo com José Henrique Barbosa, a expectativa é que a sociedade se aproprie dessa informação e auxilie as políticas públicas no caminho de criar mais unidades de conservação. “E, uma vez criadas, é extremamente importante que elas sejam cadastradas, pois só com o cadastro podem receber certos recursos do governo”, concluiu.
Atualmente, o Brasil possui 63 unidades de conservação municipais, 310 federais e 410 estaduais, segundo dados do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, coordenado pelo MMA.
Para baixar o documento clique aqui!
Fonte: MMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa aqui seu comentário!