ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Energia Eólica atenderá 12% da demanda em 2020

Estudo divulgado recentemente pelo Conselho Mundial de Energia Eólica estima que a energia gerada a partir dos ventos atenderá 12% da demanda elétrica mundial em 2020 e até 22% em 2030. O trabalho, em conjunto com o Greenpeace International, prevê que o mundo terá 1.000 GW em operação daqui a dez anos, evitando a emissão de 1,5 bilhão de toneladas anuais de dióxido de carbono (CO2), o principal gás de efeito estufa.
O estudo Panorama Global da Energia Eólica - GWEO 2010 - indica que a energia eólica deverá ter uma participação estratégica na forma de atender à crescente demanda mundial por energia enquanto, ao mesmo tempo, contribuirá para a crucial diminuição das emissões de gases de efeito estufa. A projeção de que o mundo terá 1 mil GW instalados e em operação em 2020 irá permitir a não emissão de até 1,5 bilhão de toneladas de CO2 por ano.

No ano 2030, um total de 34 bilhões de toneladas de CO2 poderão ser evitados pelos 2,3 mil GW de capacidade eólica instalada no mundo. “A energia eólica pode fazer uma contribuição maciça e limpa para a produção mundial de eletricidade e para a descarbonização da geração elétrica, mas será necessário um comprometimento político para que isto venha a ocorrer”, comenta o secretário-geral do GWEC, Steve Sawyer.

Segundo o dirigente, a tecnologia de produção eólica dá aos governos uma alternativa viável e econômica para enfrentar os desafios atuais e, ainda, para tomar uma parte ativa na revolução energética de que o planeta necessita. Além dos benefícios para o meio ambiente, a energia eólica está se transformando em um fator para o desenvolvimento econômico, pois hoje já conta com mais de 600 mil posições de trabalho em empregos diretos e indiretos.

Energia eólica oferece 600 mil empregos
De acordo com Pedro Perrelli, diretor-executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), até 2020, a fonte eólica poderá alcançar uma capacidade de geração de cerca de 24 GW, algo em torno de 15% da projeção total de produção de energia elétrica para aquele ano. O diretor da ABEEólica afirma que para essa expectativa tornar-se realidade é preciso que os preços da energia eólica continuem competitivos. Além dos benefícios para o meio ambiente, esse tipo de energia já oferece 600 mil empregos diretos e indiretos. Até 2030, a projeção é de que supere três milhões de vagas em todo o mundo.

Fonte: Nicomex Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura