Por Luana Xavier*
O avanço de empresas que buscam aliar sua marca a um modelo sustentável e relativamente grande. O novo consumidor busca produtos que sejam produzidos de forma ambientalmente correta, exigindo uma nova postura não apenas dos empresários, mas também os fornecedores. Deste modo, diversas empresas perceberam que a busca no compromisso com o meio ambiente, deve vir desde o início da cadeia produtiva, além disso, colaboradores responsáveis ambientalmente buscam formas adequadas de produção.
As alterações no clima para muitos estudiosos não passam de fenômenos naturais ocorridos de ano em ano, década em década e/ou séculos em séculos. Os recursos naturais foram tratados por muito tempo de forma ilusionista como inesgotáveis, o que ficou comprovado nos últimos anos que isso não era verdade.
A intervenção humana no meio ambiente tem mostrado como esta interferência pode ser maléfica, principalmente no que diz respeito às indústrias que há anos poluem de forma indiscriminada.
Embora ainda pequena, a pressão dos órgãos fiscalizadores nas empresas, em relação a poluição no meio ambiente, permitiram que estas mesmas empresas, tomassem a iniciativa de criar projetos socioambientais, priorizando as iniciativas de reflorestamento com sistemas agroflorestais e energias alternativas.
“A “exemplo disto a “NATURA COSMÉTICOS”, marca de origem brasileira, no ano de 2007, colocou em prática o programa” Carbono Neutro”, um projeto que visa a neutralização de todas as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), gerado em todo ciclo de vida, desde as atividades de extração de matérias-primas até a disposição final no meio ambiente.
A NATURA também foi pioneira no país no uso de embalagens-refis e dentro do programa “Carbono Neutro”, converteu sua frota na grande São Paulo para gás natural veicular, substituiu a gordura animal por óleos vegetais na linha de sabonetes e implantou energia solar para iluminar os estacionamentos. Além disto, todas às emissões, que não podem ser evitadas tem seus efeitos mitigados através de parcerias com projetos socioambientais, localizados por diversas partes do país.
Empresas como a Natura, mostra como é possível crescer e manter-se economicamente ativa, sem agredir o meio ambiente. Pois busca soluções, para fazer a diferença não apenas no presente, mas também no futuro.
*Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Salvador (UNIFACS)
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