20/06/10
Por Heloiza Camargo
Por Heloiza Camargo
Este ano, passei o último feriado numa cidade do interior paulista que possui uma universidade pública e constantemente recebe jogos universitários. Mesmo assim, o comércio local não parecia muito bem preparado para a nossa estadia, principalmente os restaurantes, alvo preferido de estudantes famintos.
Nas duas lanchonetes fast food do centro da cidade era comum faltar troco e o cliente ter de esperar pelo dinheiro ou aceitar receber menos; na padaria mais próxima de onde estávamos, o dono resolveu, num certo dia, não fazer mais lanches às quatro horas da tarde, pois estava sem almoçar.
Sendo justa, o contrário também aconteceu. Num pequeno restaurante de bairro, os preços eram extremamente convidativos, o local ficava aberto até às oito horas da noite e, ao comentarmos sobre o ocorrido na padaria, a dona disse o seguinte: “as pessoas, às vezes, não sabem aproveitar as oportunidades. Em quatro dias ganhei o meu mês”.
Para mim, parece claro que, se você tem um negócio e clientes que querem consumir o seu produto ou serviço, o conveniente é atendê-los. Não é aquela velha história de “o cliente tem sempre razão”, apenas uma coerência que garante também maior lucro no final do mês.
Topar trabalhar algumas horas a mais ou até mesmo contratar alguns funcionários temporários, bem como se preparar para atender a clientela que está por vir, mantendo, por exemplo, dinheiro em caixa para o troco, pode garantir a fidelidade daquele consumidor que, mesmo só passando quatro dias na cidade, pode um dia voltar e procurar o seu serviço novamente
Fonte: Papo de Empreendedor
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