ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


MPB e Cultura

Por André Domingues

Oswaldo Molles, criador de Adoniran

O mestre Osvaldinho da Cuíca não titubeia em afirmar: Oswaldo Molles foi quem criou Adoniran Barbosa. A criação, entenda-se, não foi como a de um inventor pirado montando as partes do seu Frankenstein, mas como a de um pai zeloso, que observa as potencialidades do filho e tenta lhe dar o que tem de melhor em si. Molles teve esse papel na carreira de Adoniran, que nunca se negou a dar-lhe os devidos méritos.
Em 1941, o jovem prodígio Oswaldo Molles foi trabalhar na Rádio Record, onde conheceu Adoniran. Era um sujeito de criatividade e produtividade espantosas, concebendo e produzindo diversos programas por dia, e sempre com qualidade. Observador atento, o radialista logo percebeu em Adoniran um diamante bruto e se pôs a lapidá-lo pacientemente.

Certa vez, em depoimento a Francisco Rocha, o já falecido colega Raul Duarte descreveu essa tarefa laboriosa: “O Molles ficava horas com ele procurando ver cada possibilidade que ele encontrava no registro de voz do Adoniran. Molles dizia assim: - Vá falando aí, que eu quero ver você fazendo, como é que você inflexiona isso aqui, assim e tal. Aí dava a idéia e o Molles criava outro tipo”, relatou.

A incrível quantidade de personagens que Molles criou inspirado em anônimos das ruas de São Paulo foi fundamental para que Adoniran desenvolvesse a própria persona que encarnou. Havia por trás desses tipos, porém, uma preocupação maior de Molles que o pupilo soube compreender muito bem: além do humor, o alvo era a formação e a inclusão social das camadas mais pobres da população.

Assim, não bastava que um tipo fosse popular, era preciso tivesse um conteúdo humano profundo e construtivo. Essa, aliás, foi a tônica das marcantes passagens do radialista por duas das mais importantes emissoras da época: a Rádio Record e a Rádio Bandeirantes.

Se Molles deu a Adoniran uma identidade artística, este soube retribuir à altura. Além de dividir algumas ótimas parcerias musicais, como “Pafunça”, “Tiro ao Álvaro”, “Mulher, Patrão e Cachaça” e “O Casamento do Moacir”, deu-lhe o maior êxito de sua carreira no rádio: o programa “História das Malocas”, criado por Molles em 1956 a partir de “Saudosa Maloca”, de Adoniran, que era o seu maior protagonista.

O programa teve grande audiência por todo o tempo em que ficou no ar, até 1967, quando o radialista morreu. Adoniran, com seu estilo de repetir as frases que julgava importantes, resumiu a falta numa entrevista: “Esse cara, não existe outro igual. Nunca mais vai aparecer outro igual ao Oswaldo Molles”.

Fonte: Portal VoIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura