ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Cidades já consomem 70% dos recursos naturais do planeta

Tendência de crescimento populacional aponta para aumento
do consumo de recursos naturais/Foto: Jody Art

Mais da metade da população mundial vive nas cidades e já responde pelo consumo de 70% dos recursos disponíveis na natureza. O alerta consta no relatório intitulado A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade para Políticas Locais e Regionais (Teeb, na sigla em inglês), lançado no Brasil na quinta-feira, 9 de setembro, em workshop realizado em Curitiba, no Paraná.

Segundo o documento, com a estimativa de que a população do planeta supere 9,2 bilhões até 2050, a Terra terá 6 bilhões de habitantes, quase 90% da população atual, vivendo no espaço urbano. Diante desses dados, governos estaduais, prefeituras e comunidades precisam reconhecer o valor do capital natural (água, solo, biodiversidade). Os formuladores de políticas públicas têm razões de sobra para tentar encontrar, o mais rápido possível, soluções de combate à degradação dos ecossistemas e minimização da perda da biodiversidade.

"O relatório é importante para que os gestores públicos reconheçam o valor econômico da biodiversidade", destacou o diretor do Departamento de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias. Para ele, o documento pode ajudar na solução do impasse entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico. "O Teeb mostra que os serviços ambientais têm o papel de reduzir os impactos ecológicos do desenvolvimento."

Mesmo caminho
Um dos objetivos do relatório é demonstrar que meio ambiente e economia não só podem, como devem, caminhar juntos nas políticas públicas. O relatório levanta, principalmente, a questão de valoração e impacto do uso e preservação dos recursos naturais.

Os atuais níveis da pegada ecológica e social do homem, nome que os especialistas dão aos recursos naturais necessários para que cada ser humano viva, devem ser incluídos nas contas de planejamento das economias locais. O representante do MMA citou como exemplo recente as enchentes no Brasil que causaram prejuízos econômicos elevados - bem superiores aos que seriam gastos com medidas de preservação do meio ambiente.

O relatório destaca três aspectos para os quais as políticas públicas precisam estar voltadas: a distribuição dos benefícios da natureza, o uso do conhecimento científico disponível e o engajamento dos gestores e das comunidades envolvidas nas ações de preservação.

Teeb é coordenado pelo economista sênior e coordenador das iniciativas
relacionadas à economia ambiental do Pnuma, Pavan Sukhdev/Foto: worldwaterweek

Alguns dos pontos analisados pelo Teeb dizem respeito as áreas protegidas e ao aumento dos benefícios locais da conservação. O documento também oferece orientações sobre os incentivos de recompensa da boa administração de capital natural local, tais como sistemas de pagamento localmente adaptados por serviços ambientais, certificação e rotulagem.

Esse é o primeiro de uma série de cinco relatórios Teeb que serão levados à Convenção da Biodiversidade (COP10), que será realizada em outubro, na cidade japonesa de Nagoya. Ele contribui também para o Atlas Ambiental on-line da Agência Europeia de Meio Ambiente, por meio de estudos de vários esforços que já vem sendo feitos para associar ecossistemas e a biodiversidade nas iniciativas de políticas locais.

Segundo o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, alguns governos locais já acordaram para o problema da preservação ambiental e têm adotado as medidas necessárias, com ganhos para suas economias locais. "Mas muitos ainda precisam aderir", alertou.

Teeb
O objetivo do Teeb é reunir experiências, conhecimentos e habilidades em nível mundial nos campos da ciência, economia e política de modo a permitir ações concretas e eficientes em resposta ao visível impacto causado pelas crescentes perdas da diversidade biológica.

Coordenado pelo economista sênior e coordenador das iniciativas relacionadas à economia ambiental do Pnuma, Pavan Sukhdev, o Teeb foi lançado em resposta à proposta dos ministros de Meio Ambiente do G8+5 (Potsdam, Alemanha, 2007) para desenvolver uma análise global sobre o impacto econômico gerado pelas perdas da biodiversidade. O documento independente conta com apoio financeiro da Comissão Europeia, Alemanha, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia.

Acesse o documento em inglês aqui...
Fonte: EcoDesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura