ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Doe seu jornal: campanha estimula reciclagem de papel jornal em Salvador

Com o slogan "Doe seu jornal, não custa nada, mas vale muito", a organização não-governamental Paciência Viva lança no dia 21 de outubro, em Salvador, Bahia, uma campanha de coleta seletiva de papel jornal, com a participação especial do ator baiano Wagner Moura. A iniciativa faz parte do Projeto Ação Reciclar, mantido desde de 2001 pela Paciência Viva, que é um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos (plástico, papel, vidro e metal) destinado à geração de ocupação e renda, como também de conscientização ambiental. O lançamento da campanha será quarta-feira, às 20h30min, no bar e restaurante Boteco, no bairro Rio Vermelho.

A campanha implantará postos de coleta em grandes centros de convergência de Salvador, como shoppings centers, supermercados e postos de gasolina. O Shopping Piedade e o Salvador Shopping serão os primeiros pontos de doação de jornais a funcionar. Importantes organizações apóiam a iniciativa como o Instituto EcoDesenvolvimento, Correio da Bahia, Irdeb, Band Bahia e Band News, Jornal A Tarde, Tribuna da Bahia, TV Aratu, Uranus 2 e Central de Outdoor. A meta da campanha da ONG Paciência Viva é coletar 80 toneladas de papel jornal por mês, de modo a viabilizar a formação de uma Cooperativa de Catadores de Produtos Recicláveis e alcançar a sustentabilidade do Projeto Ação Reciclar.

Através de um convênio com o Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Programa de Educação Ambiental (PEA) da ONG Paciência Viva também está presente nas principais escolas particulares de Salvador, com a realização de diversas atividades lúdicas e pedagógicas. Os colégios Sartre COC, São Paulo, Anglo Brasileiro, 2 de Julho, Antônio Vieira e a Faculdade Ibes/Facsal estão entre as instituições de ensino que já firmaram parceria com a organização, em que pais, alunos e funcionários são sensibilizados a colaborar com a campanha doando jornais antigos.

O bom exemplo já veio dos alunos do colégio São Paulo, em Salvador, que conseguiram arrecadar cerca de três toneladas de papel jornal para a campanha. A doação foi incorporada como uma prova da tradicional Olimpíada do colégio, maior evento interno e que já é realizado há sete anos. A Olimpíada contou com a participação de alunos da 5ª a 8ª série, nas modalidades esportivas, artísticas, sociais e culturais.

Sustentabilidade
Em 2005, com o apoio do Governo do Estado, o Projeto Ação Reciclar obteve uma melhoria operacional passando a coletar 25 toneladas de resíduos mensalmente. A venda deste material possibilitou custear as despesas administrativas do projeto e assegurar a remuneração dos agentes de coleta. Mas atualmente esta realidade é outra. Devido à crise econômica mundial e à consequente queda sucessiva nos preços dos produtos recicláveis (em média, 40% a menos), aliadas à baixa adesão da comunidade na doação de resíduos, catadores de lixo em todo o país estão enfrentando muitas dificuldades para se sustentar.

Para amenizar os efeitos dessa realidade, a Paciência Viva presta apoio institucional ao Complexo Cooperativo de Reciclagem, formado por diversas cooperativas que atuam em Salvador e Região Metropolitana. Como representante do complexo, a entidade vem reivindicando, junto às secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Desenvolvimento Urbano (Sedur), recursos que garantam a sobrevivência e a sustentabilidade destas cooperativas. Entre as ações previstas estão a formação cooperativista, melhoria da logística da coleta dos empreendimentos e subsídio aos catadores para enfrentar a crise financeira.

Você pode colaborar:

Pessoas Físicas
Dirigija-se à sede da ONG Paciência Viva (Trav. Prudente de Morais 65, Rio Vermelho CEP 41.950-030 - Salvador-Bahia) ou postos de coleta (breve nos Shoppings Piedade e Salvador), doe seu jornal e colabore com este importante projeto.

Condomínios
Cadastre seu condomínio através do telefone (71) 3017-6455 (71) 3017-6455. Acima de uma tonelada de papel jornal, a ONG Paciência vai até o local realizar a coleta.

Condomínios Empresariais
Os espaços ociosos como cantos de garagens podem ser utilizados para o armazenamento destes resíduos sem comprometer a circulação de pessoas. Cadastre seu condomínio através do telefone (71) 3017-6455 (71) 3017-6455. Acima de uma tonelada de papel jornal, a ONG Paciência vai até o local realizar a coleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura