ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Mercado de lixo eletrônico deve triplicar em cinco anos

Por Jennifer Robin Raj e Arnika Thakur

“Garimpeiros” têm procurado ouro e prata dentro de computadores

Melhores tecnologias e regras de meio-ambiente mais exigentes reduziram o tempo de vida de muitos aparelhos eletrônicos. Além das empresas que fabricam os novos produtos, quem também se aproveita desse mercado é a indústria de lixo eletrônico, que deve crescer três vezes e atingir os R$ 26 bilhões (US$ 15 bi) nos próximos cinco anos.

No lixo eletrônico, são
encontrados metais
como ouro, prata,
cobre e alumínio


Para as maiores empresas de gestão de resíduos – Waste Management, Waste Connections, Republic Services e IESI-BFC – o lixo eletrônico é apenas uma parte dos resíduos sólidos que elas aproveitam. Apesar disso, muitas estão se esforçando para crescer no setor eletrônico.

De acordo com o analista Bradley Meeks, da Morningstar, “é uma parte pequena do negócio, mas pode crescer ao longo do tempo".

Como a China tem dificultado as exportações de alguns materiais – o país oriental produz mais de 90% dos metais usados em lasers, supercondutores e computadores –, aumentou o interesse pela extração de metais preciosos de lixo eletrônico – algo conhecido como garimpo urbano.

Metais recuperados do lixo eletrônico vão desde ouro, prata, cobre e alumínio, até metais mais raros, como platina, gálio, índio e paládio.

Os metais mais preciosos são encontrados em CPUs, celulares e servidores, segundo John Shegerian, presidente-executivo da Electronic Recyclers International, uma das maiores recicladoras privadas de produtos eletrônicos.

A Waste Management, maior empresa de reciclagem de resíduos nos Estados Unidos, opera 200 centros de coleta de produtos eletrônicos e planeja ter pontos de coleta em todo o país. Dos oito centros que opera, três vêm de aquisições da companhia, segundo o vice-presidente de reciclagem e marketing da Waste Management, Matt Coz.
- Esperamos crescer ativamente nesse setor e continuamos avaliando ambas as oportunidades orgânicas e de aquisição. 
Fonte: Thomson Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura