ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Cresce uso de entulho reciclado na construção

Sexta, 27 de janeiro de 2012
Utilizados maciçamente nas obras na Arena Corinthians, em São Paulo, os agregados reciclados vêm se tornando uma opção atraente para a construção civil. O estádio que abrigará a abertura da Copa 2014 já consumiu mais de 7 mil toneladas de entulho e, até 2013, serão empregadas mais 11 mil toneladas.

Fonte alternativa que ainda enfrenta resistência de muitas construtoras, os agregados reciclados substituem matérias-primas virgens e custam menos da metade do preço. "Resistimos muito até rastrear o produto, conferir a licença ambiental e fazer o teste prático", explica Marcio Prado, engenheiro da área de produção da Odebrecht.

Com a aprovação das áreas de engenharia e meio ambiente, Prado diz que a oferta tornou-se irresistível: em vez de desembolsar R$ 80 pelo metro cúbico de matéria-prima virgem, pagou R$ 36 pela reciclada e, de quebra, ganhou pontos com os acionistas por ter poupado a natureza.

A opção da Odebrecht pelos reciclados despertou o interesse da concorrência, a ponto de o produto já estar em falta no mercado. Nem todo entulho, contudo, pode ser reciclado como nem tudo que é reciclado pode ser reutilizado em qualquer lugar da obra. Para as sobras da construção civil a tecnologia desenvolvida vai até a utilização dos cinzas (areia, concreto, restos de blocos) e dos vermelhos (cerâmica, tijolos, cacos de telhas), considerados materiais nobres.

O fim dos lixões, previsto em lei para 2014, deve dar início ao plano integrado de gerenciamento de resíduos por parte das 5.565 prefeituras do país, o que leva as empresas recicladoras a apostar numa explosão do setor, que ainda carece de legislação específica.

Fonte: Revista M&T/Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura