RECEBA AS NOVIDADES

ENTRE EM CONTATO

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, contribuição, crítica e/ou queira saber como participar do site é só nos mandar um e-mail ou deixar um comentário. Mandar e-mail

ARQUIVOS DO SITE

NOTÍCIAS ON LINE


Pediatra dá orientações sobre consumo consciente em enxovais de bebês

Quinta, 02 de fevereiro de 2012
O consumo consciente pode estar inserido em todos os momentos da vida, a exemplo da chegada do bebê. Essa é a fase em que as mães costumam organizar enxovais e se deparam com uma grande variedade de roupas e acessórios, porém, muitas vezes, na ansiedade e no desejo de dar o melhor para seus filhos, acabam comprando produtos que raramente serão utilizados.

Ao pensar nisso, o pediatra e presidente do Hospital Infantil Sabará (HIS), situado em São Paulo, José Luiz Setúbal, deu algumas orientações ao portal da instituição, mas não do que comprar, e sim do que realmente não é necessário. Afinal, cada família tem suas peculiaridades e em cada região geográfica pode haver necessidades diferentes.
Roupas de botões são mais fáceis de colocar e tirar por isso
são mais indicadas/Foto: Xanda
Roupinhas

Lembre-se que o bebê cresce rápido, portanto, nada de comprar muitas roupas pequenas para recém-nascidos. Compre roupas que sejam fáceis de colocar e tirar (a cabeça do recém-nascido é proporcionalmente muito grande, dê preferências àquelas que têm botão no ombro e permitem a cabeça entrar e sair sem dificuldades). Veja a estação em que o pequeno vai nascer, mas tenha um pouco de peças para a variação da temperatura. 

Academia Americana de Pediatria contraindica o uso de protetores
de berço/Foto: Atacadão do Bebê

Cama e Banho
Procure lençóis fáceis de lavar e secar, pois pode ser que use bastante. Cuidados com protetores de berço e travesseiros. A Academia Americana de Pediatria contraindica o uso de ambos, mas faz parte de nossa cultura. Portanto, escolha algo não muito fofo, para que a criança não consiga se afundar.

Nada mais inútil que um termômetro de banheira, já que é muito mais fácil você sentir a temperatura da água com a mão. O banho da criança deve ser com água morna. Mosquiteiros (telas que se colocam sobre a cama), cobertores, e outros utensílios do gênero vão depender de onde você mora.
O pediatra considera aquecedores de
mamadeiras inutilidade/Foto: Lau Sew

Higiene
Outra inutilidade é um aquecedor e um esterilizador de mamadeiras. Você pode aquecer o leite no micro-ondas, numa panela, etc. Deve lavar bem a mamadeira e não precisa “esterilizá-la”. Estes utensílios só servem para entulhar sua cozinha.

Para uso de pomadas, hidratantes e outras coisas desse tipo, converse com o pediatra, é provável que ele não oriente este tipo de conduta, mas também faz parte de nossa cultura.

Bomba para tirar leite só vale a pena comprar se houver necessidade. Para uso esporádico, as manuais funcionam perfeitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário!

PESQUISA RÁPIDA NO SITE

Entenda as mudanças do Código Florestal

Vale a pena “ser” verde?

De forma reducionista, “ser” verde significa ter suas instalações, processos construtivos, operações, equipamentos, insumos, produtos e serviços “verdes”, ou seja, que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade de fornecedores “verdes”.

Saiba mais...

CONSUMO CONSCIENTE

Colabore fazendo sua parte!

Este espaço é voltado para o leitor consciente, onde é apresentado exemplos de ações que possam ser utilizados no dia-a-dia, tendo o objetivo de preservar os recursos naturais.

INDICAÇÕES DE LIVROS

Um local onde você pode buscar autores da área de Meio Ambiente, Cultura e áreas afins.

Conheça o nosso acervo...


SEGUIDORES

COMENTÁRIOS RECENTES

SITES SOBRE MEIO AMBIENTE

 

© 2009 - 2011 - - todos os direitos reservados ao Meio Ambiente e Cultura