A formação de um novo perfil de consumidores no Brasil, cada vez mais conscientes dos problemas ambientais, tem provocado uma nova postura por parte do setor empresarial, que começa a pensar em estratégias que caminhem em paralelo com o consumo consciente, refletindo consequentemente, em ações eficazes em prol da preservação ambiental.
Para compreender esta nova mentalidade, recorre-se a Xavier, que afirma: O novo consumidor busca produtos que sejam fabricados de forma ambientalmente correta, exigindo uma nova postura, não apenas dos empresários, mas também dos seus fornecedores.
Desta forma, percebe-se que, para acompanhar a nova tendência as empresas devam adequar-se a este novo estilo, e que ainda segundo ela, para que de fato, esta proposta tenha êxito, e torne-se eficaz, essa preocupação deve existir em toda cadeia produtiva.
Cientes disso, empresas buscam de forma consciente, desenvolver ações que promovam o desenvolvimento sustentável em toda sua cadeia produtiva, como referência destas empresas, cita-se a Natura que tem entre seus produtos, a linha Natura Ekos, que é voltada ao compromisso de preservação a biodiversidade brasileira, empregando nos seus produtos a tradição popular, o legado de gerações, aliando a proposta segura de empreender e preservar.
A Natura busca na sua cultura gerencial criar valores para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômicas, sociais e ambientais que é à base do desenvolvimento sustentável. O que se percebe com esta nova forma de gerenciar é que a partir de resultados sustentáveis, alcançados por meio da interação comunidade x natureza x empresa, permitir que os recursos naturais sejam utilizados de forma mais consciente por toda a cadeia produtiva. E quem sai lucrando com esta junção é sem dúvidas o meio ambiente.
Antenados com essa problemática, já em 2007, a Natura implementou o Programa Carbono Neutro, onde o foco era redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), podendo oferecer aos seus clientes produtos neutros no que diz respeito às emissões destes de gases, ocorridas em todos os processos e atividades, desde a extração de matérias-primas até o descarte de embalagens. A estimativa era obter, segundo a Natura, uma redução de 30% no período de cinco anos.
Desenvolvimento Sustentável
Consciente de que todas as ações da empresa devem estar pautadas neste conceito, busca o equilíbrio da cadeia produtiva, tendo o cuidado de manter a conservação ambiental aliado ao desenvolvimento local. Este departamento está sendo reestruturado para o 2º semestre de 2010, mas até 2009, foram destinados patrocínios em iniciativas voltadas para Áreas Verdes Urbanas e Empreendedorismo Social.
Moda
A moda expressa de certa forma, a cultura de uma época, traduz hábitos, conceitos e tendências. A produção da Natura (linha cosmética, perfumaria, higiene pessoal) caminha de forma conectada as tendências da moda, o que proporciona uma relação íntima no desenvolvimento de seus produtos, por isso, o apoio em projetos que compartilhem um novo olhar sobre a moda.
A musicalidade brasileira é algo reconhecido em todo mundo e a Natura procura representantes desta música, apóia projetos que demonstrem a música de raiz, essa representação cultural tão envolvente que é a música brasileira, expressa através desse conglomerado de ritmos. Em cada projeto musical patrocinado pela Natura, a música brasileira é registrada nos mais diferentes formatos: turnês, discos, pesquisas, livros, filmes, manifestações populares.
A Natura busca também envolver seus consultores de forma a serem eles mesmos seus primeiros clientes, vestir a camisa destas pessoas e conscientizá-los para as causas da preservação ao meio ambiente, e torná-los multiplicadores de suas ações, baseados no entendimento e no atendimento de suas necessidades, é garantir que o Meio Ambiente permaneça gerando renda e recurso para todos.
Além disso, através do incentivo ao desenvolvimento pessoal, material e profissional de seus consultores, a Natura os encoraja e os motiva a tornarem-se agentes de transformação, contribuindo desta forma para a construção de uma sociedade mais próspera, mais justa e mais solidária, sobretudo que possamos legar parte de nosso patrimônio natural e cultural a todas as novas e futuras gerações.
Um belo exemplo de Cidadania Jurídica!
*Geovana Reis
Bacharel em TurismoEspecialista em Gerenciamento Ambiental
geovanarsilva@hotmail.com
Fotos: Ana Carla Nunes (festasdabahia@festasdabahia.com)
http://www.festasdabahia.com/
Referências á serem consultadas:
XAVIER, Luana. A sustentabilidade de empresas através da responsabilidade ambiental que está disponível em O Meio Ambiente e Cultura
Natura e Sociedade
Natura Carbono Neutro
Natura e Sociedade
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