Vista aérea da ilha Refúgio das Garças, na Baía de Todos os Santos, cenário do YachtDay / Foto: Fred Pontes |
Separar o lixo em terra firme e também em alto mar. Marinheiros, empresários, artistas e convidados celebraram na tarde de sábado, 12 de fevereiro, o verão da Bahia com descontração e bons exemplos de consciência ambiental.
Considerada uma das principais festas de Salvador, a nona edição do YachtDay proporcionou o bem-estar e um espaço de relacionamento para um seleto grupo de mais de 600 convidados de todo Brasil, reunido na ilha Refúgio das Garças, em plena Baía de Todos os Santos. O evento, promovido pelos anfitriões Nadja e Eduardo Valente, diretor regional da Yacht Brasil, cultua o sentimento daqueles que gostam de aproveitar as belezas e espírito do mar.
Por isso a festa ressaltou a interação sadia entre as pessoas e a natureza ao mostrar que é possível, ao mesmo tempo, se divertir e cuidar das praias por meio de ações de conscientização sobre o descarte do lixo. A frente desta campanha estiveram o Instituto EcoD e a ONG Paciência Viva que estimularam os convidados, de forma descontraída, a participarem da coleta seletiva dos principais resíduos gerados ao longo do evento, como copos plásticos, latas de alumínio, papéis e orgânicos.
"Unir entretenimento e mobilização em prol da sustentabilidade é uma equação de sucesso. Isso porque podemos estimular ações positivas em momentos que as pessoas estão abertas, alegres e estimuladas a contribuir. Prova disso é que estamos no segundo ano junto com o YachtDay", explica Isaac Edington, diretor presidente do Instituto EcoD.
"Os Recicláveis" auxiliaram na coleta de resíduos que foram enviados para reciclagem / Foto: EcoD |
Ao final da festa, foram coletados cerca de 300 kg em resíduos, destes 120 kg de materiais prontos para serem reciclados, contribuindo para geração de renda de comunidades carentes e diminuindo a pressão nos aterros sanitários. Os demais foram lixos contaminados, sem uso para reciclagem, como guardanapos, papéis sujos e restos de comida.
“Acho que houve uma evolução no comportamento das pessoas para com a separação dos resíduos. O trabalho dos coletores diferenciados, folders e porta-resíduos que foram distribuídos fazem parte de um trabalho permanente pela conscientização do volume de lixo que geramos todos os dias.”, ressaltou Cláudio Deiró, diretor da Paciência Viva.
O ator Tuca Andrada com os anfitriões Nadja e Eduardo Valente / Foto: Fred Pontes |
O evento contou com a presença de famosos e formadores de opinião como o publicitário Duda Mendonça e a esposa, o presidente executivo da Azimut do Brasil, Luca Morando, o gerente de marketing da Schin, Guru Dória, o gerente regional do Banco Bonsucesso, Alexandre Mendes, o empresário Lauro Menezes, o cardiologista Jadelson Andrade, o joalheiro Carlos Rodeiro, os músicos Manno Goes, do Jamil, Waltinho e Wadinho, do Chiclete.
“Todos nós devemos fazer a nossa parte. Não precisa ser xiita, mas ter a consciência de se preservar o meio ambiente. Para isso fazer de uma forma agradável e funcional, como foi visto durante o YachtDay 2011”, acredita Eduardo Valente.
Equipe da Paciência Viva realizou o trabalho de coleta e armazenamento dos resíduos / Foto: Divulgação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixa aqui seu comentário!